Primeira dica, “Não misture finanças pessoas com as da Empresa”. Pois é, isso ainda é um problema na vida de muitos empresários, misturar despesas pessoais com despesas coorporativas. O recomendado é que você estabeleça um Pró labore* mensal capaz de satisfazer seu estilo de vida levando em consideração a capacidade da sua empresa de lhe pagar.
Segunda dica, você deve saber exatamente se sua empresa tem lucro ou prejuízo, não fazer os controles de custos, despesas, retorno sobre o capital investido e vendas. Deixar de controlar ou medir esses fatores é um grande erro do empreendedor. Parece não ter tanta importância, mas deixar de medir esses indicadores está entre os principais motivos de FALÊNCIA das empresas. O controle de despesas por exemplo permite a desoneração, planejamento e controle das mesmas, o que por sinal devem ser acompanhadas diariamente, porque despesas é igual unha, cresce todo dia.
Terceira dica, não saber ao certo a margem de contribuição dos seus produtos. Outro grande erro cometido é não ter conhecimento exato deste indicador de grande importância. Pela MC é possível encontrar o ponto de equilíbrio, definir ações de marketing e politicas de descontos, também é possível auxiliar na retirada da taxa de atratividade do produto, assim como no índice de expansão da empresa;
Quarta dica, não adotar uma gestão financeira eficaz, continua e fidedigna. Não controlar estoque, vendas, margem de contribuição, despesas, custos e etc. é uma grande falha da gestão, pois uma empresa sem uma gestão financeira é um barco a deriva que pode naufragar a qualquer momento. Essa gestão pode ser feita com simples planilhas até software avançados de finanças, o importante é ter os controles financeiros;
E por fim, a quinta dica e a mais importante, não tente elevar a todo custo às vendas sem os devidos controles da gestão financeira, achando que pra pagar as contas, necessita simplesmente vender mais que é outro grande erro. A elevação das vendas sem uma boa gestão financeira pode ser o início da mortalidade da sua empresa, pois 80% das empresas falidas no Brasil nos últimos 4 anos, faliram tentando expandir. Com isso, estabeleça análises e controles sistemáticos e contínuos, que sejam capazes de medir com clareza e precisão os indicadores financeiros e comerciais para tomadas de decisão inteligente.
Ismael Basílio, CEO founder da BAROVI Consultoria & Investimentos, consultor de negócios especialista em gestão financeira, professor universitário, palestrante e comentarista de opinião.