O cliente do século XXI passou por inúmeras mudanças, tanto no seu padrão de consumo como em outros aspectos que tem sido fundamentais no momento da decisão de compra, e entender essas mudanças é questão de sobrevivência do seu negócio. Essas alterações no perfil e no comportamento do cliente, definem o relacionamento com este novo consumidor, ou seja, é necessário entender com clareza essas mudanças para definir as novas estratégias de abordagens e contatos com este novo público.
A primeira e mais importante mudança do cliente que é necessário entender é que eles pertencem a gerações diferentes, que em determinados períodos de tempos, os seres humanos foram quebrando estereótipos da geração anterior e nisto moldando seus hábitos de consumo, visão de mundo, de coletivos etc.
Neste sentido, a tecnologia tem um papel muito forte, neste rompimento entre as gerações, é possível afirmar que quanto maior o contato dessas gerações com a tecnologia, maiores as suas mudanças. Com seus tablets e smartfone em mãos, essas gerações mantem o controle da relação de compra, é possível por exemplo estar dentro de uma loja física, consultando preços nos seus aparelhos conectados a internet o que sem dúvida vai dar a eles mais clareza, poder de barganha ou até mesmo desistirem da compra.
Em se tratando de gerações de consumidores, os estudiosos do assunto, dividem esses consumidores em cinco gerações que são, Baby boomers, X, Y e Z.
Ismael Basílio, CEO founder da BAROVI Consultoria & Investimentos, consultor de negócios especialista em gestão financeira, professor universitário, palestrante e comentarista de opinião.